Sobre
Equipa EJM
Os Advogados
Eduardo Martins
Fundador | Sócio | Advogado
Natural de Oliveira de Azeméis, Eduardo Martins licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1968, e possui uma pós-graduação em Gestão e Organização de Empresas pela Universidade Livre de Bruxelas, concluída em 1974, e um MBA pela AESE / Universidade de Navarra, realizado entre 1984 e 1985.
Advogado desde Outubro de 1968 e fundador da EJM, foi Director de Recursos Humanos das Telecomunicações Portuguesas, de 1978 a 1983, e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado das Comunicações do IX Governo Português, de 1983 a 1985
.Entre 1985 e 1989, foi Director Geral Adjunto das Telecomunicações Portuguesas e, entre 1989 e 1992, foi Administrador Executivo da TAP Air Portugal, SA, com a responsabilidade dos pelouros das Telecomunicações e Sistemas de Informação, Jurídicos, Recursos Humanos, Segurança e Criação de Novas Empresas, onde se inclui a Air Macau.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Megasis, SA, – Empresa de Sistemas de Informação da TAP, entre 1990 e 1993, e Membro do Conselho de Administração da Telesp Participações, entre 1998 e 2001.
Administrador Executivo da TV Cabo Portugal de 1994 a 1996 e de 1998 a 2001, foi Membro do Conselho de Administração da Portugal Telecom, SGPS, SA, de 1996 a 2001 e Membro do Conselho de Administração das Páginas Amarelas, SA, de 1997 a 2003.
Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da PT Multimédia SGPS, SA, de 1999 a 2001, foi ainda Presidente do Conselho de Administração da Macau Cable TV, de 2000 a 2007, e Membro do Conselho de Administração do BANCO1.net, primeiro Banco Electrónico do Brasil, liderado pelo UNIBANCO, em 2000 e 2001.
Foi Membro do Conselho de Administração da CDMI Productions, Inc., sociedade com sede em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América, de 2003 a 2008, e é sócio e CEO da sociedade de consultoria internacional EM Consulting desde Dezembro de 2002.
Alexandre Faria
Sócio | Advogado
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na área de Ciências Jurídico-Políticas, exerce advocacia desde 2002 e possui dois Doutoramentos Magna Cum Laude em Gestão Desportiva e em Sociologia.
Foi fundador e administrador entre 2006 e 2009 da Sociedade de Advogados Umberto Pacheco, A. Faria, J. Vaz, P. Cerqueira & Associados, Sociedade de Advogados, RL, sendo, desde 2010, sócio e administrador da EJM.
Autarca em Cascais durante mais de 25 anos, é Vereador na Câmara Municipal de Cascais no presente mandato autárquico. Foi Presidente do Estoril Praia entre 2014 e 2024, onde lançou diversas iniciativas inéditas de responsabilidade social, sendo o líder com mais títulos conquistados na história do clube.
É membro do Conselho Consultivo da MEL-Mulheres Empreendedoras da Lusofonia.
Foi distinguido com o Diploma de 1.º Grau do Governo da República da Moldova em 2012, tendo recebido, no ano seguinte, o Prémio Internacional Ulysses Grant da Cidade de Bolama e a Ordem de Honra da República da Moldova, a maior distinção civil do país. Em 2016 recebeu o Prémio de Mérito do Estoril Praia e em 2017 foi distinguido com a Medalha de Honra da Freguesia de Alcabideche. Em 2021 recebeu o Diploma de Mérito da Cidade de Bolama, atribuído pelo Ministério da Administração Territorial e do Poder Local da República da Guiné-Bissau, assim como o Diploma de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura da República da Guiné-Bissau, pelo seu percurso literário e valiosa contribuição prestada à cultura nacional. Em 2022 recebeu o Prémio Literatura Júlio César Andrino – Melhor Obra e em 2024 foi distinguido com o Prémio Literário Marcelino Marques de Barros, entregue pelo Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau.
Conferencista em Portugal e no estrangeiro, é cronista num dos maiores jornais semanários portugueses. Para além das suas participações em diversas obras e antologias, é autor dos romances “Filhos de África”, “Aldeia Mágica”, “Okinca” e “Sol nas costas”, dos ensaios “Em Busca do Autarca Perdido”, “Tratado Internacional de Cascais”, “Liderar no Desporto – Uma História no Estoril Praia” e “Os Segredos do Casamento – História, Costumes e Cerimónias”, dos livros
de poesia “Entre Hemisférios”, “Oficina de Espantos”, “A leoa sentada em sua mágoa” e “Filhos do Espanto”, e do livro Infantojuvenil “A Princesa dos Bijagós”.
Maria Eduarda Martins
Sócia | Advogada
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada, na área de Ciências Jurídico-Penais, em 1995, foi Doutoranda na Universidade de Salamanca entre 1998 e 1999, sendo Investigadora com estudos sobre o Regime Jurídico da Contratação Bancária.
Pós-graduada em Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2002), Mini-MBA, Curso Intensivo de Gestão, promovido pelo INDEG/ISCTE (2006), Pós-graduada em Direito da Criança, Família e Sucessões pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2019), Pós-graduada em Direito da Igualdade pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2020), Mediadora Familiar (2021), Mediadora de Conflitos (2022), Pós-graduada em Responsabilidades Parentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2024) e Pós-graduada em Divórcio, Inventário e Partilha pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2024).
Entre 1995 e 2011 desempenhou diversas funções e cargos na empresa CTT – Correios de Portugal, S.A., nomeadamente como Jurista na Direcção de Recursos Humanos, Formadora em várias acções de formação, Secretária-Geral e Assessora do Conselho de Administração na empresa CTT Expresso, Assessora do Conselho de Administração dos CTT, S.A., e Diretora de Recursos Humanos dos CTT, para além de ter participado em vários projectos de reestruturação da empresa e na criação da Unidade de Serviços Partilhados dos CTT, S.A..
É sócia e consultora da sociedade de consultoria internacional EM Consulting, onde é responsável pelos conteúdos jurídicos dos projetos desde Setembro de 2011.
Advogada desde Julho de 1997, é sócia e administradora da EJM desde 2012, Mediadora Familiar desde 2021 e Mediadora de Conflitos desde 2022.
Marta Bau
Advogada Associada
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2004, concluiu uma pós-graduação em Direito Comercial Internacional pela mesma instituição entre 2004 e 2005.
Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses desde 2007, tem vindo a exercer advocacia de forma permanente, com um enfoque especial em Direito da Família e das Sucessões, Direito do Trabalho, Contratos e Gestão de Patrimonio Imobiliário, priorizando um acompanhamento permanente e personalizado de cada cliente, de forma a apresentar as soluções jurídicas mais adequadas às suas pretensões.
Em abril de 2009, integrou a equipa da EJM como Advogada Associada.
Entre 2008 e 2010, frequentou o Mestrado em Direito das Empresas no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com uma especialização em Direito do Trabalho (Relações Laborais e Regulamentação do Trabalho).
Em 2017 realizou o curso de especialização em Negociação pela Universidade Católica Portuguesa.
Desde 2019 que frequenta, de forma assídua, cursos nas áreas dos Registos e do Notariado, ministrados pela UNIFOJ – Unidade de Formação Jurídica e Judiciária – Observatório Permanente da Justiça (OPJ) do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
Além da sua prática jurídica, colabora ativamente com várias organizações associativas, sendo co-fundadora da NORMA – Associação para a Proteção dos Direitos Civis e Sociais, e membro da direção do Laboratório de Direito Administrativo e de Ciência da Administração.
Atualmente, exerce também o cargo de Secretária da Mesa da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Contacte com a equipa EJM
(+351) 21 722 13 30
O QUE DIZEM OS NOSSOS CLIENTES
★★★★★
“Sou cliente da Sociedade de Advogados EJM há alguns anos e sempre me impressionou o alto nível de atendimento e profissionalismo da equipe. A EJM deu todo o suporte necessário. A equipe foi paciente, atenciosa e extremamente competente. Recomendo sem hesitar a Sociedade de Advogados EJM a qualquer pessoa que precise de assessoria jurídica de qualidade.”
Ana Ribeiro
Enviado por e-mail
★★★★★
“Procurei a Sociedade de Advogados EJM para lidar com um problema jurídico complexo. A equipe da EJM mostrou-se altamente qualificada e experiente, apresentando soluções criativas e eficazes para o meu caso. Agradeço a dedicação e o compromisso da EJM e recomendo a EJM a qualquer pessoa que precise de um advogado!”
Pedro Serra
Enviado por e-mail
★★★★★
“Quando me vi envolvido num processo judicial, a EJM foi a minha escolha para me representar. A equipe da EJM proporcionou-me toda a confiança e tranquilidade que eu precisava. Agradeço a todos os membros da equipe pela sua dedicação, profissionalismo e empatia. Recomendo vivamente.
Miguel Torrada
Em conversa telefónica